A carta para o passado....

Uma vez escrevi uma carta para a Julia do futuro. Agora estou aqui pensando como escreveria a carta para a Julia do passado. O que eu gostaria de falar para ela? Será que se um dia eu estivesse recebido algo do futuro a minha vida e forma de ver o mundo seria diferente? Provavelmente sim, mas ao mesmo tempo, penso que se coisas tivessem sido diferentes, hoje eu não seria essa menina que sou.

Se eu pudesse escrever uma carta para o passado eu começaria dizendo para a menina que fui que um dia tudo passa – tudo mesmo. Não vale a pena se chatear com coisas que os outros pensam e falam sobre você. Apenas viva e seja feliz sem se importar com o resto. E, provavelmente se eu lesse isso, diria que é fácil falar. Realmente, falar é muito fácil. Mas devemos tentar colocar em prática...

Diria para ela chorar menos quando qualquer briga com as amigas surgissem, por que mais de dez anos depois, essas serão as mesmas amigas que ela irá encontrar e se divertir. Além disso, diria que essas outras pessoas que a fazem sentir mal, um dia serão as responsáveis pelo ser humano maravilhoso que se tornou. Apenas agradeça.  

Lembraria a ela que a família é o bem mais precioso e que ela teve sorte em nascer em uma em que o amor transborda sempre. Pediria que ajudasse mais em casa e desse valor aos gestos de carinho e amor desde cedo, por que um dia ela vai morar sozinha e descobrir que a casa não fica limpa num passe de mágica, ou que a louça não some sozinha, ou que a toalha de rosto precisa ser trocada e vazo sanitário é uma merda para limpar - literalmente. Então ao pedirem para você apenas tirar o pó do próprio quarto, faça com prazer...

Dar-lhe-ia um conselho, para que não se arrependesse no futuro de algo que me arrependo todos os dias. Dê valor as pessoas que te amam, por que elas (infelizmente) não duram para sempre. E essas pessoas fazem uma falta enorme. Talvez eu até tenha dado valor sim, mas sinto que poderia ter me doado muito mais. É um erro que eu gostaria de não ter cometido. 

Diria que o tempo cura tudo, até aquilo que ela sente lá no íntimo que nunca vai mudar - isso aí mesmo. Pode ser que demorem anos – passa. Tudo passa.

Falaria também que o estudo é algo extremamente importante. Pediria que ela se dedicasse mais, para seu próprio bem. Talvez sabendo de mim mesma fosse fazer a diferença. Hahaha. Dedique-se ao inglês, inicie outra língua. Leia quantos livros puder. Não canse de ler nunca.


Por fim, diria que algumas pessoas sairão de seu convívio por conta da vida, porém outras ainda mais importantes chegarão e se tornarão presentes. Algumas amizades vêm e vão, as verdadeiras são as que permanecem pra sempre e, dessas, você estará bem servida. Além disso, existe um lugar do coração reservado para uma pessoa que você nunca imaginou que fosse chegar, mas ela chega no momento mais inesperado. E quando chegar, só tenho a dizer que deixe rolar. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cansaço

Cada dia mais . . .

Aqueles essenciais, mais que amigos.