Um feriado e dois dias especiais

     Diga-me você aí que um dia foi criança, ou você aí que é uma criança e que, provavelmente, está louco para crescer e ser adolescente ou adulto ( porque você acha que a nossa vida é o máximo ), você não adora este dia? Pelo simples fato de ser um feriado, tenho certeza de que adora. Eu adoro este dia por motivos maiores. Adoro este dia por que eu sou uma pessoa que acredita que a infância é a melhor época da vida de uma pessoa. Este dia não poderia faltar no ano. O dia dos seres mais puros e lindos e verdadeiros do mundo. Infelizmente, as crianças de hoje em dia estão mudadas. Dia das crianças agora não é mais sinônimo de “ganhar brinquedo”... as crianças de agora já não brincam mais como eu brincava quando era uma criança. Aliás, elas brincam sim: candy crush e criminal sei lá o quê que tem por ai. 
     Cara, eu brinquei de Barbie até os meus 15 anos, ganhei meu notebook com 15 (se não me engano) e acho que nunca desperdicei a oportunidade de pedir um brinquedo de presente. Agora as crianças só querem saber de celular da ultima geração, tablet, vídeo game, notebook e por aí vai. Perguntei aos meus alunos o que eles pediram de dia das crianças... e não ouvi nenhum deles dizer algum brinquedo de verdade. Isso é TÃO triste. Mas tão triste... Vejo menininhas de 12 anos indo pra “balada” e conversando com as amigas sobre meninos como se fossem super mais velhas...enquanto eu nessa idade ficava no meu quarto montando a minha casinha de Barbie sem nem saber como era a sensação de beijar alguém. Eu era tão pura, comparada às meninas de agora. E o pior de tudo isso é que a tendência é piorar. Como foi que isso aconteceu tão rápido? Cadê... cadê a inocência das crianças? Pra onde foi toda aquela pureza?
     Vou fazer de tudo para minha irmã acreditar na magia do papai Noel o máximo que ela puder, para ela brincar o quanto ela puder, para que ela não perca tempo sendo criança... por que um dia todos se dão conta de como é bom ser pequeno. Como é bom não ter responsabilidades, não precisar trabalhar e ter apenas que estudar. Como é bom ter pessoas que fazem tudo por nós, não ter que pagar conta. Como é bom quando acordamos de um pesadelo e temos nossa mãe ou quem seja ali ao nosso lado, nos tirando o medo. Como é bom às vezes não entender as coisas que estão acontecendo, porque são “coisas de adulto”. Às vezes eu reclamava, mas agora eu entendo porque me pouparam tanto desses assuntos. Que assuntos chatos, que coisa chata essa de crescer. PETER PAN, CADÊ VOCÊ QUE AINDA NÃO ME BUSCOU? Afff...


     Este não é o único dia importante desse feriado, tem outro ainda mais importante, ainda mais especial. Um dia que também não poderia faltar no ano. Dias das pessoas responsáveis pelo futuro, pela educação, pela formação de seres humanos. Eu sou grata, muito grata a todos os professores que tive na vida e àqueles que ainda vou ter. Acho que professor é uma figura indispensável na vida de alguém. O que seria de mim sem os professores que tive? Todos eles, sem exceção. Agora eu sei como é uma tarefa difícil e complicada. É tanta responsabilidade ter que ensinar. Admiro demais meus professores. Claro que tem alguns que marcam mais que outros, uns que a gente não esquece nunca.
     Minha maior insegurança em ser professora é em não conseguir dar conta. É tanta responsabilidade em cima de mim. Não sei se eu tava preparada para isso. Até que eu to levando bem, eu gosto. Engraçado que todos os dias da um nervoso na barriga. Expectativa para dar uma boa aula, para ver que estão aprendendo e que estou conseguindo fazer essa tarefa tão difícil. Eu acho que aprendo mais que eles. E é divertido no final das contas. 
     Enfim, deixo aqui minha profunda gratidão à essas pessoas que são indispensáveis no mundo inteiro. Ninguém seria nada se não tivesse a ajuda de um professor, a paciência de ensinar e a boa vontade. Para fazer isso, a pessoa tem que gostar de verdade. Obrigada por gostarem de ensinar, obrigada por serem tão competentes em sua profissão. Claro que existem pessoas que não são... mas eu tive sorte de ter ótimos professores e de ter aprendido muito com eles.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cansaço

Cada dia mais . . .

Aqueles essenciais, mais que amigos.