Fé...


     Este assunto de que venho falar é meio delicado, pois acredito que cada pessoa têm sua concepção e sua crença. Assim como sei que há quem não acredita em nada. É muito difícil falar de religião, pois eu faço parte de uma religião da qual entendo tão pouco que se vier me perguntar coisas, eu provavelmente não vou saber como responder. A verdade é que tudo se resume em uma única palavrinha: fé.
     Não importa qual seja a sua religião, não importa no que você acredita ou deixa de acreditar. Eu acho que, para ser um ser humano evoluído espiritualmente e (qualquer outra palavra), esse ser humano precisa ter fé.
     Eu sou uma pessoa que acredita e confia que existe muita coisa além da ciência, existe um mundo espiritual que um dia, todos que não acreditam, saberão que existe. Tem muita coisa além dessa vida que não sabemos como é.... tem muita coisa além de nossos corpos materiais e nosso mundo material. Mas é claro, ninguém é obrigado a acreditar no mesmo que eu.  Não são todos que têm provas. Ninguém é obrigado a acreditar em Deus, afinal ninguém pode provar que ele realmente existiu. Ninguém pode provar que ele morreu por nós... cabe a nós acreditar ou não. Isso é a fé. Para mim a fé é confiar plenamente em algo, sem que precise de provas para isso. Escrevendo agora, fui ao Google pesquisar pela palavra fé e encontrei:

- é a firme opinião de que algo é verdade, sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que depositamos nesta ideia ou fonte de transmissão.

Eu não estava errada.

     Enfim... eu não sei como é para as pessoas que não acreditam em nada. Eu não sei qual é o meio de fortalecimento delas quando qualquer coisa acontece. Eu não sei para onde elas recorrem quando alguma coisa acontece e precisam se “desconectar”, pelo menos por um tempo, da angústia ou de qualquer sentimento desagradável. Eu recorro àquilo que sei que estará ali para mim a qualquer momento, mesmo que eu não esteja vendo, mesmo que eu não esteja ouvindo. Ter fé trás essa sensação de paz quando tudo parece desabar. Quando eu estou mal... rezar, pedir, acreditar que existe alguém superior capaz de entender a minha dor e amenizá-la. Isso me faz sentir melhor. Quando eu estou bem... agradecer por uma conquista, agradecer por estar vivendo mais um dia... Mas comigo eu sinto que é diferente, por que eu, de alguma maneira, tenho provas de que existe muito mais. E tem gente que pode me achar maluca por estar falando isso... mas eu sou espírita. Eu SEI que existe. E não estou falando só de Deus não. Mas, foi o que eu disse... não venha me fazer perguntas porque eu não vou saber responder nada. Eu estou buscando as minhas próprias respostas. Sei que a maioria delas, talvez, eu não consiga.
     Eu acho que o que falta na espécie humana é o respeito. Eu estou aqui falando um pouco do que eu acredito, aliás, eu não falei quase nada... mas eu sei que existem pessoas que não acreditam em nada, sei que existem pessoas que não acreditam na espiritualidade, existem pessoas que acreditam plenamente na Bíblia e apenas nela e nada mais. E eu nem vou entrar no mérito de Bíblia, pois eu nunca li uma Bíblia inteira, não posso falar de algo que eu não tenho conhecimento. Eu respeito cada religião e acho que cada pessoa deve buscar sua maneira de “sentir-se bem”. Sou espírita e já fui a igrejas evangélicas (o que me fez ter certeza de que eu frequento o lugar certo, tem certos lugares que você não se sente bem, não me pergunte por que, eu não sei) ... um universo completamente diferente do meu, mas que fez-me perceber que não importa a religião, não importa se é Deus, Alá ou sei lá o quê... as pessoas precisam de algo para confiar.  Não posso deixar de falar que, em alguns casos, a fé torna-se doentia... pessoas acreditam que precisam pagar para Deus por tudo que têm. Como se Deus fosse um tipo de “cobrador” ou sei lá o quê.... não é à toa que tem um bando de pastor milionário. Não gente, não é desse tipo de fé que eu estava falando ao longo do texto.

Ok.. você aí que não acredita em nada pode chegar para mim e dizer que a fé não faz falta alguma na sua vida. Eu acredito em você, já que diz. Mas eu ainda acho que em algum momento da vida você vá precisar MUITO de algo em que acreditar. Pode até ser que eu esteja errada.


Para você.....Qual é o sentido da vida? Essa é uma das perguntas que a ciência não responde. E cada pessoa tem uma concepção de “sentido da vida”, baseado naquilo que acredita.   Mas eu não vou contar para vocês tudo que acho, por que vai dar mais um texto enorme. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cansaço

Cada dia mais . . .

Aqueles essenciais, mais que amigos.