Cultura de Massa

Minha aula de sociologia da comunicação hoje teve um seminário sobre o seguinte tema: Culturas de massa. É claro que gerou um enorme debate entre os alunos... ouvi de tudo dentro daquela sala. Falamos de muita coisa. Isso, é claro.. me deu vontade de escrever aqui.

   Uma coisa é certa: os meios de comunicação tomaram conta do mundo. Hoje em dia ninguém mais consegue "viver" sem usar um instrumento tecnológico de comunicação. As pessoas viraram dependentes do celular, computador, televisão, ipod, tablet, etc, etc, etc. Tantos são os avanços tecnológicos que, cada novo lançamento, o homem se encontra mais dependente de algo. Tem gente que tem iphone, ipad e macbook. Como se um celular que faz TUDO já não bastasse.
   
     Minha avó é uma das poucas pessoas que eu conheço que diz que só usa celular para ligar e receber ligação. O que na verdade é o motivo pelo qual ele surgiu. Mas, de vez em quando ela resolve dizer que precisa de um celular mais moderno. A questão é que o moderno é complexo demais para quem passou a vida usando o velho. Minha avó digita num computador como se estivesse usando uma máquina de escrever. Isso não é estranho, pois na época dela a máquina de escrever que era moderna. O mouse é algo complicado de usar para minha avó.... não quero nem ver como será quando ela tiver contato com um tablet.

     O que me assusta não é o avanço da tecnologia, afinal eu cresci em contato com ela. Por mais que eu tenha chegado a ver os tijolões que eram os celulares de alguns anos atrás, tive vários celulares ao decorrer dos anos. Meu primeiro computador foi com doze anos e, mesmo assim, foi super caro. Diferente de mim, a criança de hoje nasce sabendo mexer num iphone. Para a criança de hoje, o computador não tem mistério nenhum. Eu fiz curso para aprender a usá-lo. Enfim... o que me assusta é a forma como esses meios estão atingindo a população.

     As pessoas não são mais como antigamente. As crianças não são mais como antigamente. E, daqui a alguns anos, os idosos não serão mais como os de hoje em dia. A tecnologia está mudando a sociedade. Mudando seus costumes, suas famílias, suas formas de agir e pensar. Além de estar separando cada vez mais as pessoas umas das outras.
    O que eu quero dizer é que as crianças estão deixando de brincar ao ar livre para ficar na frente da televisão jogando video-game ou no computador. As pessoas dentro de casa não interagem mais entre si. Cada um tem uma televisão e um computador no quarto. Não se vê mais programas em família. Cada um assiste no seu quarto. É possível falar com a mãe através da rede social, mesmo que você esteja em um quarto e ela no outro. Afinal, para quê levantar e ir até lá se você pode apenas digitar? Eu poderia estar escrevendo esse texto numa folha de papel, só que dá tanto trabalho, ne?

   Não posso deixar de mencionar também aquelas pessoas que não viajam por prazer, mas para se mostrar. Tem gente que precisa logo tirar uma foto para postar no facebook, só para que as pessoas vejam que você está viajando. Tem gente que vai num show e quer filmar tudo para guardar de recordação, só que ao filmar, acaba vendo o show inteiro pela tela da câmera. Ai eu pergunto, o que adianta ir ao show se você fez questão de ver pela tela da câmera? As pessoas estão deixando de aproveitar ao máximo, para guardarem recordação. E se não conseguir tirar a foto, é capaz até de se frustrar. Sabe, o importante é ter tudo na mente. A lembrança é a recordação mais preciosa que temos. Não vou dizer que quando eu viajo eu não faço questão de registrar tudo, porque eu também sou uma dessas pessoas.  Aliás, TODOS somos assim. Isso é consequência dos meios de comunicação. Isso é o que eles estão fazendo conosco... mudando nossas vidas.

    A televisão é outra coisa polêmica. Será mesmo que ela manipula? Tenho professores que dizem que a globo não manipula ninguém, ela tem um tipo de agenda. Mostra aquilo que ela quer no momento que lhe é apropriado. O que não deixa de ser verdade. A televisão mostra aquilo que o telespectador gosta de ver. Não é lucro mostrar o que não dá audiência. Se é Faustão que o povo gosta, é Faustão que o povo terá. Já vi muito comentário de pessoas sobre as novelas da globo... dizendo que é uma má influência mostrar marido cheio de mulher, gente drogada, etc. Discordo que isso é má influência. Novelas são como filmes, PURA FICÇÃO. Se for assim, os filmes também não vão poder ter histórias bizarras, porque irá servir de má influência para o povo.
   A verdade é que virou moda falar mal da globo. Virou moda falar mal da Xuxa. Virou moda sair falando de tudo.... Onde é que eu tava mesmo? ah.. nos meios de comunicação.

Putz.. falando de computador.. tenho um outro professor que diz que o computador pode ser como o cérebro humano. O.O AFF.. Olha, eu não levo muita fé nisso não. Ele diz que daqui há alguns anos vão fazer um computador quântico que talvez até tenha consciência. Uma máquina consciente... só acredito vendo. Não vou nem expressar muito meu pensamento sobre isso... porque... sabe como é, ne. Do jeito que a coisa anda, é capaz de eu quebrar a cara.
     

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cansaço

Cada dia mais . . .

Aqueles essenciais, mais que amigos.